segunda-feira, 14 de setembro de 2009

História do Chocolate

O chocolate, ao longo dos tempos, foi tomando novas formas e foi criando vários hábitos na sociedade ocidental.
O chocolate vem sido usado como bebida desde o começo de sua história. O registro mais antigo do uso de chocolate data de muitos séculos atrás. Em Novembro de 2007, arqueologistas encontraram vestígios da mais antiga plantação de
cacau numa região de Puerto Escondido, em Honduras, que data de 1100 a 1400 a.C.
Os resíduos encontrados e o tipo de recipiente em que estavam indicam que o uso do cacau não era apenas como bebida, mas que a parte branca que envolve os grãos de cacau era usada como fonte de açúcares fermentáveis para uma bebida alcoólica.
A civilização maia cultivava o cacau em seus quintais e usavam as sementes para fazer uma bebida amarga. Documentos a respeito dos hieróglifos maias dizem que o chocolate era usado para fins cerimoniais assim como no cotidiano.
Os resíduos de chocolate numa peça de cerâmica maia de Río Azul, na Guatemala, sugerem que os maias já bebiam chocolate por volta do ano 400 d.C. No Novo Mundo, o chocolate era consumido numa bebida amarga chamada xocoatl, e era geralmente temperada com baunilha e pimenta. O xocoatl, acreditava-se, combatia o cansaço.
O chocolate também era um bem luxuoso e importante na América Central pré-colombiana, e os grãos de cacau eram usados como moeda. Povos europeus e da América do Sul vêm usando o chocolate para o tratamento de
diarréia há centenas de anos. Todas as áreas conquistadas pelos astecas eram obrigadas a plantar cacau e pagar um imposto em grãos.
Até o século XVI, os europeus nunca tinham ouvido falar da popular bebida dos povos das Américas do Sul e Central. Não foi até a conquista dos astecas pelos espanhóis que o chocolate passou a ser importado pela
Europa, onde rapidamente se tornou um favorito da corte. Para acompanhar a alta demanda da nova bebida, o exército espanhol começou a cultivar o cacau em plantações onde trabalhavam escravos nativos.
Mesmo após a produção do cacau se tornar algo comum, apenas a realeza e os ricos podiam se dar ao luxo de consumir essa cara importação. Logo, os espanhóis passaram a cultivar o cacau em plantações, usando mão-de-obra africana escravizada para administrá-las. A situação era outra na Inglaterra: qualquer um com dinheiro poderia comprar o chocolate. A primeira chocolataria de Londres foi inaugurada em 1657. Em 1689, o famoso médico e colecionador Hans Sloane desenvolveu uma bebida de leite com chocolate na Jamaica que foi inicialmente usada por boticários, mas mais tarde vendida para os irmãos Cadbury.
Por centenas de anos, o processo de fabricação do chocolate permaneceu o mesmo. Quando a
Revolução Industrial chegou, muitas mudanças ocorreram e trouxeram o alimento para a forma em que o conhecemos hoje. No século XVIII, máquinas de espremer manteiga de cacau foram criadas. Isso ajudava a fazer um chocolate mais consistente e durável. A partir daí, o consumo do chocolate foi popularizado e espalhado pelo mundo todo.

Chocolate faz bem para a saúde

O chocolate protege o coração, ajuda a prevenir o diabetes tipo 2, reforça as defesas do corpo e ainda ajuda no controle do apetite.
Os resultados de uma das pesquisas mais recentes sobre esse
chocolate confirmam que ele protege o coração. Realizado na Universidade Hospital Colônia, na Alemanha, o estudo revela que seu consumo rotineiro reduz os níveis da pressão arterial.O trabalho avaliou 44 pacientes entre 56 e 73 anos, pré-hipertensos ou no estágio inicial do problema. Durante 18 semanas parte deles consumiu 30 calorias diárias, ou 6,3 gramas de chocolate amargo, algo equivalente a um único pedaço de uma barrinha. Os demais participantes ingeriram o tipo branco.
Além de todos esses benefícios o chocolate é muito gostoso e existem de vários tipo: branco, preto, amargo, meio-amargo, crocante, ao leite.

Por: Camila e Bruna R.

22 comentários:

Turma do Blog disse...

Apesar de eu não gostar de chocolate, pode-se dizer que agora sei tudo sobre essa iguaria.
Aliás, essa delícia universal é uma loucura na vida dos "chocólatras".

Muito bom!

Abçs, meninas,

Profe!

PS: E não comam muito chocolate, hein? Rsrsrs...

yuri disse...

serio que voce nao gosta de chocolate luciana!!!???
bom texto.

paulo da vitrola disse...

ctrl+C ctrl+V
chocolate é a melhor coisa do mundo do universo!!!
nooossa eu n sei qq o mundo seria sem o chocolate
eu fico preocupado só de pensar
ai ai... o chocolate...

Profe Luciana disse...

É verdade, Yuri, eu não como chocolate. Acho enjoado e muito forte. Se eu comer, será só um pedacinho e muita água depois. Portanto, prefiro não comer porque sei que vou ficar enjoada.
Aqui em casa, todo mundo adora isso, assim, é uma a menos pra dividir as caixas de bombons, hahahaha...

Paulo, acho que todo mundo pensa isso. Chocolate é um vício irresistível para 99,9% das 100 pessoas. No caso, eu sou aquele 0,1% que sobrou, rsrsrs.

yuri disse...

nem para tirar o as palavras marcadas do texto elas foram capazes.

Unknown disse...

eu tb acho um pouco lulu hahaa
eu nem gosto mt masi eu acho q foi contl c e contl v

yuri disse...

pegaram no wikipedia

paulo da vitrola disse...

hahaahh
é verdade

joaozinho(R)da viola disse...

CTR+C + CTR+V
fico longo, mas bom

Yuriiiiiiiiiiiiiii disse...

o pepolho
o certo é CTRL

Augusto disse...

Ficou meio comprido , mais ficou bem legal ! boa ideia !
Parabéns !





Ps : COmam chocolate !! hehehehe
sou chocolatramente chocolatra , mais o chocolate me deicha com dor de cabeça :(

Henrique disse...

Muito legal o texto, mas tem uma oarte q eu odiei!!!!!!!!!!!!isso me da fome!!!!!!!!!!!!!!!!!!Professora Luiana, n acredito q vc n gosta de chocolate!!!!mas ao menos tem q gosta de nutella, n é?

Henrique disse...

profesora luciana, n seria das 100 pessoas, a nãoser q vc fosse 1%

vitor disse...

velho vcs só copiaram sem ler o que botaram eu acho que foi só o titulo que vcs leram

Elisa disse...

Ótima ideia gentee! Ficou legal, parabens :)

André Pfeifer disse...

Eu sou quase chocólatra... agora vai ver eu viro um... com tanta coisa interessante se falando ai... ta me dando água na boca. "Para a cozinha!" Só faltava tocar aquelas musiquinhas de super herói indo pro QG.

Unknown disse...

Brigada:), e Vitor, tais enganado a gente leu tudinho!!!

Anônimo disse...

a camila ta precisando de chocolate!
so pra ela q faz bem pq é muito magra
soca um silicone logo

Daniel lopes disse...

muito interessante!

kevin disse...

seria mais irada se o texto nao fosse copiado e colado
a esqueci voces nao sabem fazer um texto sem copia e colar

Daniel Lopes disse...

concordo Kevin

Anônimo disse...

eu amoo chocolatee