sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Japão 2

Neste post, vamos falar sobre a língua japonesa em geral, escrita e falada.
Além disso, vamos falar sobre um Anime e uma banda, como no post anterior. Para começar, aqui há uma lista das letras japonesas, conhecidas como kanji:

Esses são os kanjis que as crianças do 2º ano (não segundão, segundo mesmo) devem saber. Até aí, já tem 160 símbolos, sem contar os alfabetos fonéticos (hiragana e katakana).
Cada um desses dois alfabetos fonéticos tem 48 letras, e as crianças tem que aprender os dois na escola (eu não quero nem pensar nos coitados...). O hiragana é a tradução fonética dos kanjis, e o katakana é usado para palavras extrangeiras. Abaixo, os dois alfabetos, hiragana em cima e katakana embaixo
:


Agora, alguma regras:
A língua japonesa não tem o “L”, e o “V”, e os sons mudos. Por exemplo, Luiz Guilherme ficaria Ruisu Gurierumo, e Pedro Leite ficaria Pureduro Reito.
Também as sílabas para “fa”, “fe”, “fi”, “fo” e “fu”, mas podem ser combinados kanjis para isso, e também não tem dígrafos como “lh” ou “nh”
Em próximos posts, falaremos mais sobre a língua japonesa. Agora vamos para a “Cultura Pop” japonesa.
O anime/mangá Soul Eater (Comedor de Almas, literalmente) e a banda Maximum The Hormone ( foi difícil achar uma banda que não seguisse o visual Ken)
Este é o logo do desenho.
O desenho em si é uma mistura de saguinário, avacalhado e taradice. Não há muito para se dizer a respeito, só que o personagem principal come almas e vira uma foice (O_o).
Os personagens estudam em uma “escola para ceifadores”( não achei melhor tradução para reaper).
Há dois tipos de “estudante”, os “mestres” e as “armas”.
Bom, se estiverem interessados em saber mais, procurem no site:
http://soulex.ligaex.org/ (site brasileiro)

Agora, a tão esperada banda!
A banda se chama Maximum The Hormone, e pros que já estão pensando que é EMO, aqui vem uma foto! E também a capa do disco Buiiki Kaesu (acho que se escreve assim

O som da banda varia desde um rock “fofo” ou um blues até um heavy metal destruidor de pessoas. Todos os integrantes tem alguma participação no vocal, para backing, gutural ou vozes femininas.
Os membros da banda (da esquerda para a direita) são:
Ue-Chang(baixo e back vocal)
Daisuke-Han(vocal principal e gutural)
Nao(bateria e vocal feminino)
Maximum The Ryokun(guitarra, vocal e back vocal)
Já desisti de tentar convencer as pessoas que a banda de antes só era EMO no visual, então vou tentar com essa banda. Aqui vão os links para algumas músicas:

Buiiki Kaesu: http://www.youtube.com/watch?v=Kvl6IBouEJg&feature=related

Shimi: http://www.youtube.com/watch?v=8cm4i4vrUjM

Houchou Hasami Cutter Knife Dosu Kiri: http://www.youtube.com/watch?v=RN0tuBSirM0&feature=related

Zetsubou Billy: (título alternativo: Billy In Despair)

P.S. O vídeo foi feito de avacalhação, a banda não é assim.
http://www.youtube.com/watch?v=_noTVEnub-Y

Made by Luiz Guilherme e Pedro Leite

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A Supercâmera

Essa série é sobre dois sujeitos (Jeff Lieberman e Matt Kearney), que com suas câmeras lentas que conseguem parar tudo a sua volta, com uma laboratório de alta tecnologia, onde tudo pode e vai acontecer. Não perca "A Supercâmera", todas as quartas, às 20:00 hs. Sintonize a cada semana para ver o próximo desafio de Jeff Lieberman e Matt Kearney.
Para assistir a uma cena da Supercâmera, é só clicar aqui.

Por: Maria Carolina e Luíza

terça-feira, 18 de agosto de 2009

O Sertanejo, o Ioiô e a Guitarra

O Sertanejo... O ioiô... A guitarra... O que podemos dizer dessas fenomenais criações do homem?
Bom, o Sertanejo é muito legal. Se você quer se divertir, aí vai uma dica indispensável: Chame uns amigos, coloque uma música sertaneja e fique brincando de ioiô.
Claro, têm pessoas que não gostam de ioiô, então, aí vai outra dica: Comece a brincar, é ‘’viciante’’. Se você começar, não vai querer parar, é uma brincadeira sadia, não faz mal a ninguém e é superlegal.
Existem pessoas que não gostam de Sertanejo, então aí vai mais uma dica indispensável: Comece a tocar guitarra, piano, ou qualquer instrumento pelo qual se interessar, forme uma banda de rock, ou outro estilo que goste e pratique todos os dias, pelo menos duas horas por dia enquanto for iniciante, depois que você ficar melhor, vai ser automático, não vai querer parar.
Você pode até começar sua carreira um dia, mas tem que treinar, e muito. E claro, tem as pessoas que não gostam de tocar, então comecem a ouvir Rap, um estilo bem legal. Eu, particularmente, prefiro o brasileiro. Mas também têm os que preferem em inglês, isso depende do gosto.
E uma última dica: Se você quer rir e se divertir, e não gostar de nenhuma das dicas acima; assista ao filme Super-Herói. É um filme muito, muito engraçado. É uma sátira do filme Homem Aranha, com o ator Drake Bell (do Drake & Josh).
Enfim, são essas dicas que indicamos a vocês. Se alguém não gostar de nenhuma, inventa alguma coisa legal para fazer, como, por exemplo, ler Harry Potter.
Bom, agora que demos essas dicas a vocês, vamos falar algumas músicas de sertanejo que valem a pena escutar, e aí vai:

Bala de prata – Fernando & Sorocaba
Borboletas – Victor & Léo
Chora me liga – João Bosco & Vinicius
Paga pau - Fernando & Sorocaba
Sem trânsito, sem avião - Victor & Léo
Tô falando sério - João Bosco & Vinicius
Amigo apaixonado - Victor & Léo
Deus e eu no Sertão - Victor & Léo
Tem que ser você - Victor & Léo
Caso marcado – Cesar Menotti e Fabiano
Por: Paulo e Kevin

sábado, 15 de agosto de 2009

Sim Senhor!

Sinopse: "Sim Senhor" é uma comédia onde o ator Jim Carrey faz o papel de Carl Allen, um homem que perdeu muitas oportunidades por causa da palavra “não”. Até o dia em que participa de um grupo de autoajuda onde a palavra “sim” faz com que nós encontremos a felicidade.
De bungee jumping a aulas de violão, Carl Allen vai descobrir que uma simples palavra pode mudar sua vida.

Veja o trailer do filme (aqui).
Elenco:
- Jim Carrey (Carl Allen)
- Zooey Deschanel (Allison)
- Bradley Cooper (Peter)
- John Michael Higgins (Nick)
- Rhys Darby (Norman)

Sim Senhor é um filme engraçado, que você pode assistir com toda a família e amigos!
Nós recomendamos.
Por Bruna M. e Elisa

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Estatuto da Criança e do Adolescente

O Estatuto da criança e do adolescente é um conjunto de regras, leis e está previsto na Constituição de 1988, no artigo 227, para defender os direitos das crianças e do adolescente. É ele quem garante as facilidades e as oportunidades para que nós cresçamos com liberdade e respeito... Uma criança tem entre 0 a 12 anos, e um adolescente entre 12 a 18 anos, mas depois dessa idade, ele já vira maior de idade.
A primeira coisa que o Estatuto fala é sobre o direito à vida e à saúde. Ele tem como regra que nós todos, crianças, tenhamos um nascimento e um desenvolvimento saudável, e que a futura mamãe tenha o atendimento médico necessário, sendo sempre orientada por um pediatra.
A criança e o adolescente devem ser sempre os primeiros a serem atendidos em hospitais , médicos, dentistas. Toda criança tem o direito de expressar o que sente.
Segundo o Estatuto, toda criança tem o direito de ser criada por sua família. A adoção é feita quando um adulto se interessa por uma criança sem família e, por lei, aceita-a como filha. A adoção só pode se feita mediante a um juiz.
Toda criança e todo adolescente tem direito à educação, uma escola perto de casa. Crianças com problemas físicos tem que ter um tratamento especial e deve ser respeitada por isso. Enfim, os direitos das crianças e dos adolescentes devem ser respeitados por todos.
Por: Luiz Miguel e Daniel Platt

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Geckoball 2


Geckoball 2 é a continuação do Geckoball 1. A história começa logo depois de Plasmius aprisionar Pepolho dentro da Geckoball (quando ele atira em Pepolho). A historia se passa em nosso planeta quando Plasmius o dominou. Plasmius trouxe aliens escravizados para trabalhar em nosso planeta.

Neste novo Geckoball, novos personagens serão incluídos. Um deles será o filho de Pepolho, interpretado por ninguém menos do que Igor L., que se chama Popelho. Ele tentará vingar o pai e libertar os escravos alienígenas.

Outras novas personagens de Geckoball são os seguidores de Plasmius. Uma delas é Crunch, interpretado por Leonardo (primo do Henrique). Também há outro seguidor de Plasmius que se destaca no filme. É Skull, o seguidor número 2, que é interpretado por Luca (amigo do Henrique).

E Geckoball não vai parar por aqui; pretendemos fazer o Geckoball 3 e depois continuar com um novo Geckoball, o Geckoball Z.

Geckoball agora tem um blog:
http://www.geckoball.blogspot.com (o Geckoball 2 está na barra de vídeo do blog). Porém, se preferir ver direto do youtube, clique (aqui).