sexta-feira, 31 de julho de 2009

A História do Futebol

O futebol tem fama de ser um dos mais praticados por centenas de países. Embora não se saba bem a origem inicial do futebol, pesquisadores já encontraram em vários paises vestígios de bolas no passado, porém alguns desconsiderem o fato, pois nesta época não havia as regras como as do tempo de hoje.
As supostas origens do futebol em alguns paises:
Na China Antiga, por volta de 3000 a.C, os militares chineses praticavam um jogo que, na verdade, era um treino militar. Após as guerras, formavam equipes para chutar a cabeça dos soldados inimigos. Com o tempo, as cabeças dos inimigos foram sendo substituídas por bolas de couro revestidas com cabelo. Formavam-se duas equipes com oito jogadores e o objetivo era passar a bola de pé em pé sem deixar cair no chão, levando-a para dentro de duas estacas fincadas no campo. Estas estacas eram ligadas por um fio de cera.
Origens do futebol na Grécia e em Roma:
Os gregos criaram um jogo por volta do século I a.C que se chamava Episkiros. Nesse jogo, soldados gregos dividiam-se em duas equipes de nove jogadores cada e jogavam num terreno de formato retangular. Na cidade grega de Esparta, os jogadores, também militares, usavam uma bola feita de bexiga de boi cheia de areia ou terra. O campo onde se realizavam as partidas, em Esparta, eram bem grandes, pois as equipes eram formadas por quinze jogadores. Quando os romanos dominaram a Grécia, entraram em contato com a cultura grega e acabaram assimilando o Episkiros, porém o jogo tomou uma conotação muito mais violenta.
O futebol chega à Inglaterra:
Pesquisadores concluíram que o gioco de cálcio saiu da Itália e chegou à Inglaterra por volta do século XVII. Na Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. O campo deveria medir 120 por 180 metros e nas duas pontas seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol. A bola era de couro e enchida com ar. Com regras claras e objetivas, o futebol começou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa. Aos poucos foi se popularizando. No ano de 1848, numa conferência em Cambridge, estabeleceu-se um único código de regras para o futebol. No ano de 1871 foi criada a figura do guarda-redes (goleiro) que seria o único que poderia colocar as mãos na bola e deveria ficar próximo ao gol para evitar a entrada da bola. Em 1875, foi estabelecida a regra do tempo de 90 minutos e em 1891 foi estabelecido o pênalti, para punir a falta dentro da área. Somente em 1907 foi estabelecida a regra do impedimento.
Futebol no Brasil:
Nascido no bairro paulistano do Brás, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil.
O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizados em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Os funcionários também eram de origem inglesa. Este jogo foi entre FUNCIONÁRIOS DA COMPANHIA DE GÁS X CIA. FERROVIARIA SÃO PAULO RAILWAY. O primeiro time a se formar no Brasil foi o SÃO PAULO ATHLETIC, fundado em 13 de maio de 1888.
No início, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada a participação de negros em times de futebol.
Em 1950, a Copa do Mundo foi realizada no Brasil, em 2014, a Copa do Mundo de Futebol será realizada novamente no Brasil.
No dia 19-07 é comemorado o dia do futebol.
Por :Klaus e Guilherme

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Eragon

Eragon é o primeiro livro do ciclo da herança, assim nomeado pelo autor do livro. Abaixo, mostraremos uma pequena introdução do livro.

Um jovem lavrador que mora em uma vila chamada Carvahall encontra, um dia, quando vai caçar na espinha, uma estranha, enorme pedra azul cor safira. Ele tenta vendê-la, mas não consegue fazer o açougueiro comprá-la. Aliás, Sloan, o açougueiro, considera esse lugar amaldiçoado, pois sua mulher já havia caído de um pequeno penhasco na espinha.
Foi lá também que Gabaltorix, o atual tirano rei da Alagaësia, perdeu o seu primeiro dragão, e então, ficou louco com a perda, implorando aos outros cavaleiros que lhe dessem um segundo ovo.
Depois que o negaram, ele roubou o ovo de um dragão negro, e se rebelou junto com outros 12 cavaleiros insatisfeitos, formando "Os Renegados", que acabaram com o resto dos cavaleiros. Porém, Brom, que já era um cavaleiro e teve o seu dragão morto por Morzan, um dos mais íntimos de Gabaltorix, decide se rebelar e juntar-se aos Varden, uma sociedade rebelde.
Brom mata a maioria dos Renegados, inclusive Morzan e seu dragão, deixando apenas Gabaltorix vivo, sendo que ele era o mais poderoso de todos eles.
Depois que Sloan se recusa a comprar a grande pedra, Eragon a leva para a casa do seu tio Garrow, onde ele morava com ele e com seu primo Roran. À noite, ele começa a ouvir um ruído pertubador, tenta dormir, mas não consegue e, quando acorda, vê sua pedra quebrada e um pequeno dragão logo ao lado dela, descobrindo, na verdade, que a pedra era um ovo.
Ao tocá-lo, sua pele queima, dando origem à Gedwëy ignasia na palma de sua mão, vinculando-se mentalmente com o dragão que depois ele nomeia Saphira, devido as cores de suas escamas.
Algum tempo depois, estranhos chegam a Carvahall, conhecidos como Ra'zac, assassinos de sangue frio. Eles procuram por Eragon, e Sloan denuncia a sua moradia. Saphira o leva para longe voando com medo que eles matem Eragon. Em sua volta, ele vê parte de sua casa queimando, e seu tio Garrow debaixo de umas pesadas vigas. Ele as tira rapidamente e procura ajuda com a curandeira da vila, mas ele já estava morto.
Eragon encontra Brom, e ele revela já saber que ele, Eragon, tinha se tornado um Cavaleiro de Dragão. Assim, os dois fogem de Carvahall, ocultando a existência de Saphira. A partir daí, eles seguem os Ra'zac, Eragon com sua sede de vingança, e Brom instruindo-o e o levando para os Varden.
A partir daí, vocês deve ler o livro "Eragon" e os próximos da série: "Eldest" e "Brisingr", além do quarto livro que ainda está para ser lançado por Christopher Paolini, o autor da série.
Por: André e Vinicius

domingo, 12 de julho de 2009

As Branquelas e Meu Nome não é Taylor, é Dribillt Taylor

AS BRANQUELAS: O filme conta a história de dois policiais, que ganham a ''missão'' de proteger duas irmãs ricas, mimadas e patricinhas que vão para um evento. Mas, infelizmente, um acidente acontece, e agora, eles irão se disfarçar no lugar delas. E assim a confusão e diversão começam.....

MEU NOME NÃO É TAYLOR, É DRIBILLT TAYLOR: Conta a história de um mendigo dos EUA que quer se mudar para o Canadá. E, para isso, ele precisa arranjar algum dinheiro e rápido. Então, ele se passa por guarda-costas de três meninos que têm problemas com dois garotos maiores e mais velhos. Com isso, ele é pago, rouba algumas coisas, ganha uma namorada e muito problemas.

Por: ALICE E MARIA CAROLINA

sábado, 4 de julho de 2009

Corinthians

Sport Club Corinthians Paulista... Um grande time de futebol. Foi criado em 1910 e, no ano que vem, completará cem anos de história e tradição... No ano de 2009, o grande e glorioso Corinthians fez uma campanha excelente no campeonato paulista - ganhou (invicto) em cima de um grande rival, o Santos.

O Corinthians praticamente decidiu o campeonato na primeira partida de duas, jogou no estádio da Vila Belmiro e ganhou o jogo por 3 a 1(um gol fora de casa vale como dois no critério de desempate). E, logo depois, no Pacaembu, era só conseguir um empate que deixaria o caneco por lá mesmo.

O Corinthians empatou o jogo com a equipe do Santos com o seguinte time: Felipe, Diego, William, André Santos, Alessandro, Elias, Cristian, Douglas, Jorge Henrique, Bruno Bonfim (dentinho) e Ronaldo...

A diretoria alvinegra, logo depois que a equipe havia sido rebaixada para a série B do futebol, fez um filme onde dizia que a sua fiel torcida não abandonou o time nas horas tristes. O nome do filme é "Filme, uma longa-metragem". O diretor é Serginho Groisman (apresentador do programa Altas Horas, da Rede Globo) Alguns atores são os próprios torcedores que contam o seu sofrimento do rebaixamento e a alegria do classifição para a série A com oito partidas de antecedência e fez uma campanha de aproveitamento de 84.5% no torneio.

Que este ano seja ótimo para o Corinthians e para os outros times, com muita paz nos estádios.


Por: Yuri e Matthew